domingo, 26 de agosto de 2012

The Joshua Tree : 25 anos do maior album do U2



Este ano the Joshua Tree fez 25 anos de lançamento. E eu nao poderia deixar passar em branco, afinal U2 é uma das maiores bandas em atividade, e este disco além de ser o mais importante do grupo é provavelmente o album que fez o U2 virar a lenda de hoje em dia.



The Joshua Tree foi o quinto album da banda, que teve antes lançados os discos Boy ( 1980 ) com seu primeiro single de sucesso " I will follow ", October ( 1981 ), War ( 1983 ) que foi até entao o grande sucesso da banda sendo inclusive o primeiro album da banda a chegar no #1 do Reino Unido e bater o lendario Thriller do Michael Jackson com sunday blood sunday e new years day como singles.
The Unforgettable Fire ( 1984 ) contou com o grande sucesso Pride ( in the name of love ), The unforgettable fire e Bad, esta tocada na memoravel apresentaçao no Live Aid de 85 em que ele pula do palco e dança com uma fa, sendo um dos momentos mais marcantes da banda, até mesmo pela alta audiencia do concerto na epoca.

The Joshua Tree

O album é influenciado pela musica americana e irlandesa retratando os sentimentos conflitantes de amor e odio dentro dos Estados Unidos, com letras sociais e politicamente consciente com um ar digamos "espiritual".

Inspirados nas experiências da turnê americana, literatura, e políticas, a banda optou pela América como um tema para o registro. A gravação começou em janeiro de 1986 na Irlanda, a promover uma atmosfera descontraída e criativa, o grupo gravou em duas casas além de dois estúdios profissionais. Vários eventos durante as sessões ajudaram a moldar o tom consciente do álbum, incluindo a morte de Greg Carroll ( roadie e assistente de Bono ) e a viagem do vocalista Bono à América Central com sua esposa aonde viram o sofrimento dos camponeses da Nicaragua e El Salvador agredidos por conflitos de interdiçoes do governo americano no pais. A gravação foi concluída em Novembro e a produção adicional continuou em janeiro de 1987. Ao longo das sessões, a banda buscou uma qualidade "cinematográfica" para o registro que envocam um sentido de localização, em particular, os espaços abertos da América. Eles representavam-nos na capa, mostrando os integrantes da banda em paisagens do deserto americano.



O Album foi um sucesso de critica. Foi numero 1 em mais de 20 Paises e bateu recordes.De acordo com a revista Rolling Stone, o álbum da banda aumentou a estatura "de heróis para superstars". Produziu os singles "With or Without You", "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e "Where the Streets Have No Name". O álbum venceu o Grammy Award de "Álbum do Ano" e "Melhor Performance de Rock por um Duo ou Grupo com Vocais" em 1988. O grupo apóia o registro com o sucesso de Joshua Tree Tour. Frequentemente citado como um dos maiores álbuns da história do rock, The Joshua Tree é um dos álbuns mais vendidos do mundo, com mais de 25 milhões de cópias vendidas






A banda é creditada a compor todas as músicas de The Joshua Tree. O som do grupo no álbum chama as raízes musicais americana e irlandesa em maior grau do que nos álbuns anteriores, seguindo o conselho e influência de de Bob Dylan, Van Morrison e Keith Richards. "I Still Haven't Found What I'm Looking For" tem influências de um gospel muito forte, com um canto de dúvida espiritual de Bono em uma parte superior a um registro vocal; Eno, Lanois e The Edge fornecem um coro, como no backing vocal (vocal de apoio).[A lenta balada ao piano na canção "Running to Stand Still" apresenta traços da música popular e blues acústico no slide da faixa no violão e na gaita. "Trip Through Your Wires", outra canção em que Bono toca a gaita, foi descrito por Niall Stokes como uma "brincadeira traquinagem"

 The Edge tocando guitarra em The Joshua Tree demonstra que veio a ser a marca de seu som. Seu estilo minimalista constratam fortemente com a ênfase no virtuosismo e velocidade durante o heavy metal na década de 1980. The Edge visualiza as notas musicais como "custoso", preferindo tocar como alguns deles no possível e se concentrar em partes mais simples que servem os sentimentos das canções. Grande parte desta foi conseguida com um efeito delay, contribuindo para um repique, som carregado de eco. Por exemplo, o riff na introdução da faixa de abertura, "Where the Streets Have No Name", é uma repetição de seis notas de arpejo, com atraso usado para repetir notas. Os riffs de "I Still Haven't Found What I'm Looking For" e "With or Without You", também destaque com uso de atraso.


Bono é creditado como o único compositor do álbum.Tematicamente, o álbum contrapõe antipatia pelos Estados Unidos contra a profunda fascinação da banda com o país, seus espaços abertos, liberdades, e ideais. Bono escreveu a letra de "Bullet the Blue Sky" depois de visitar El Salvador e testemunhar como a intervenção militar norte-americana a guerra civíl do país a ferir o povo local. Esta viagem também inspirou "Mothers of the Disappeared", depois que Bono se reuniu com os membros do COMADRES, as Mães dos Desaparecidos, um grupo de mulheres cujos filhos foram mortos ou "desapareceram" nas mãos do governo durante a guerra no El Salvador.

  a banda desenvolveu a idéia da capa do disco a partir do registro de "imagens, e localização cinematográfica" no deserto. O conceito inicial para a capa foi para representar o deserto, onde conheceu a civilização, e, por conseguinte, um dos títulos provisórios para o álbum foi The Desert Songs (As Canções do Deserto). Eles pediram a seu fotógrafo Anton Corbijn a procurar locais nos Estados Unidos para as fotos do album. De 14 a 16 de dezembro de 1986, a banda viajou com Corbijn e Averill em um ônibus ao redor do deserto de Mojave na Califórnia, para uma sessões de fotos de três dias. Para as filmagens, Corbijn alugou uma câmera panorâmica para captar mais de paisagens do deserto, mas sem qualquer experiência anterior com a câmera, ele não estava familiarizado com a forma de centra-se. Isto o levou a focalização no fundo e deixando a banda um pouco fora de foco. Corbijn disse: "Felizmente não havia muita luz". Mais tarde, ele contou que a idéia principal das filmagens foi justapor "o homem e o meio ambiente, os irlandeses na América". Na noite após os primeiro dias de filmagens, Corbijn disse a banda sobre as árvore de Josué (Yucca brevifolia), uma planta resistente e retorcida nos desertos do sudoeste americano, o que o fez sugerir na utilização na capa. Bono consultou a bíblia e teve o prazer de descobrir o significado religioso da planta; os primeiros colonos, de acordo com a lenda de Mórmon, o nome da planta após o Antigo Testamento do profeta Josué, com ramos alongados lembrou-lhes da árvore de Josué, erguendo as mãos em oração. No da seguinte, Bono declarou que o álbum deveria ser intitulado como The Joshua Tree


 he Joshua Tree tornou-se na época, o álbum mais vendido em curto prazo na história britânica, vendendo mais de 300.000 exemplares em apenas 2 dias. Em 21 de março de 1987, ele estreou no UK Albums Chart na #1 posição, passando duas semanas na primeira posição, e manteve-se nas paradas por 163 semanas. Nos Estados Unidos, nas paradas da Billboard 200, o álbum estreou em 4 de abril de 1987, na #7 posição, a maior estréia de um álbum de estudio nos Estados Unidos em quase sete anos.Dentro de três semanas, ele liderou as paradas, onde permaneceu durante 9 semanas consecutivas. The Joshua Tree liderou as paradas de álbuns em 19 outros países.Foi o primeiro álbum de um artista a vender 1 milhão de cópias em CDs nos Estados Unidos. O U2 se tornou a quarta banda de rock a ser destaque na capa da revista Time (seguida pelos Beatles, The Band e The Who), que declarou que a banda foi o "Rock's Hottest Ticket"




The Johua Tree


Faixas
1. Where the Streets Have No Name
2. I Still Haven't Found What I'm Looking for 
3. With or Without You
4. Bullet the Blue Sky
5. Running to Stand Still
6. Red Hill Mining Town
7. In God's Country
8. Trip Through Your Wires
9. One Tree Hill
10. Exit
11. Mother of the Dissapeared























Singles

1 - With or Without You - 1/03/1987
2 -  I Still Haven't Found What i'm Looking For - 1/05/1987
3 - One Tree Hill - 1/11/1987
4 - In God's Country - 19/11/1987

















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário