domingo, 30 de setembro de 2012

Castelos da Irlanda : Condado de Cavan





Segunda parte das postagens sobre os castelos irlandeses, agora sobre os castelos no condado de Cavan


 

Cabra Castle











Cloughoughter Castle



Saunderson Castle




Lismore castle






Ainda no condado de Cavan, temos outros castelos porém apenas o que restou deles, ou seja, as ruinas e alguns deles nem as ruinas sobraram sao os :

Bailieborough Castle
                                                                                                 




Ballyconnell Castle
                                               
                                                Cosby Castle







Hamilton Castle











sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Icones do Cinema : Jack Nicholson



John Joseph "Jack" Nicholson (Nova Iorque, 22 de abril de 1937) é um ator norte-americano, cineasta, produtor e escritor. Foi indicado ao Oscar doze vezes, e ganhou o Oscar de melhor ator por duas vezes: pelos filmes One Flew Over the Cuckoo's Nest e As Good as It Gets. Ele também ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante para o filme de 1983, Terms of Endearment. Ele está empatado com Walter Brennan para a maioria das vitórias atuando por um ator do sexo masculino (três), e segundo a Katharine Hepburn para a maioria das vitórias atuando em geral (quatro). Nicholson é bem conhecido por interpretar Jack Torrance em The Shining e O Coringa em Batman, em 1989, entre muitas outras funções.
Nicholson é um dos dois únicos atores que foi nomeado para um Oscar pela sua atuação em cada década desde os anos 1960 a 2000 (o outro é Michael Caine). Ele ganhou sete Globos de Ouro, e recebeu uma honra Kennedy Center, em 2001. Em 1994, ele se tornou um dos mais jovens atores a receber o Prêmio do American Film Institute Life Achievement.


Seu trabalho no roteiro lisérgico de The Trip, estrelada por Peter Fonda e Dennis Hopper, o levou a seu primeiro papel de sucesso em Easy Rider (br: Sem Destino), de 1969. No filme, Nicholson faz o advogado beberrão "George Hanson", pelo qual recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Uma indicação/nomeação para Melhor Ator veio no ano seguinte, por seu papel em Five Easy Pieces (br: Cada Um Vive Como Quer / Destinos Opostos), de 1970, que inclui seu famoso diálogo com uma garçonete sobre o pedido de uma torrada a acompanhar a bebida, que a mulher nega, dizendo que esse pão só viria se fosse pedido um sanduiche de salada de frango (em pão de torrada). Ele então raivosamente pede o sanduiche de salada de frango sem "maionese, mantega, alface e frango" a fim de obter o que quer, ou seja, apenas a torrada.

Outros trabalhos pelos quais ele é famoso incluem The Last Detail, de Hal Ashby (1973), Chinatown de Roman Polanski (1974), One Flew Over the Cuckoo's Nest (br: Um Estranho no Ninho, de Milos Forman (1975), pelo qual recebeu seu primeiro Oscar e The Shining (br: O Iluminado / pt: Shining), de Stanley Kubrick. Nicholson ganhou um prêmio da Academia de melhor ator (coadjuvante/secundário) por seu papel em Terms of Endearment (1983).

O Batman de 1989, onde Nicholson fez o papel do supervilão Coringa (Joker), foi um êxito internacional, e um contrato de porcentagem nos lucros deu a Nicholson cerca de 50 milhões de dólares. Nicholson mais tarde sugeriu ao amigo Danny DeVito que fizesse o "Pinguim" na sequência Batman Returns como investimento potencial.

Por seu papel como o impetuoso Coronel Nathan R. Jessep, em A Few Good Men (br: Questão de Honra / pt: Uma Questão de Honra), de 1992, um filme sombrio sobre um assassinato em uma unidade dos fuzileiros navais dos EUA, ele recebeu outra nomeação pela Academia. Este filme contém a cena de Nicholson onde ele diz "você não pode lidar com a verdade!", que desde então se tornou amplamente conhecida e imitada. Nicholson iria ganhar seu Oscar seguinte por seu papel como o neurótico no romântico As Good as It Gets (Melhor É Impossível), de 1997).

 Com doze indicações (oito de Melhor Ator e quatro de Melhor Ator Coadjuvante), Jack Nicholson é o ator mais indicado do sexo masculino no Oscar. Apenas Nicholson e Michael Caine foram nomeados para um Oscar de atuação (de liderança ou de suporte) em cinco décadas diferentes: 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000. Com três vitórias no Oscar, ele também está empatado com Walter Brennan para o segundo número mais elevado de vitórias no Oscar em categorias de atuação (todos de vitórias de Brennan, no entanto, foram de Melhor Ator Coadjuvante).
Na 79ª Entrega do Óscar, Nicholson tinha totalmente raspado seus cabelos por seu papel em The Bucket List. As cerimônias representavam a sétima vez em que ele apresentou o Oscar de Melhor Filme (1972, 1977, 1978, 1990, 1993, 2006 e 2007). Nicholson é um membro ativo e votantes do Oscar. Durante a última década, ele tem participado de quase todas os cerimônia, seja nomeado ou não, sentado na primeira fila.

Carreira

Ano Filme Personagem
1958 The Cry Baby Killer Jimmy Wallace
1960 The Wild Ride Johnny Varron
The Little Shop of Horrors Wilbur Force
Too Soon to Love Buddy
1962 The Broken Land Will Brocious
1963 The Terror Andre Duvalier
The Raven Rexford Bedlo
1964 Back Door to Hell Burnett
Ensigh Pulver Dolan
1965 Ride in the whirlwind Wes
1966 Flight to Fury Jay Wickham
1967 The Shooting Billy Spear
Hells Angels on Wheels Poeta
The St. Valentine's Day Massacre Gino, Hit Man
1968 Psych-Out Stoney
Head ele mesmo
1969 Easy Rider George Hanson
1970 The Rebel Rousers Bunny
Num dia claro de verão (On a clear day you can see forever) Tad Pringle
Cada um vive como quer (Five easy pieces) Robert Eroica Dupea
1971 A Safe Place Mitch
Carnal Knowledge Jonathan Fuerst
1972 O dia dos loucos (King of Marvin Gardens, The) David Staebler
1973 The Last Detail Billy "Bad Ass" Buddusky
1974 Chinatown J.J. 'Jake' Gittes
1975 Professione: Reporter David Locke
Tommy O Especialista
The Fortune Oscar Sullivan/Oscar Dix
Um estranho no ninho (One Flew Over the Cuckoo's Nest) Randle Patrick McMurphy
1976 O último magnata (The Last Tycoon) Brimmer
Duelo de gigantes (The Missouri Breaks) Tom Logan
1978 Com a corda no pescoço (Goin' South) Henry Lloyd Moon
1980 O iluminado (The Shining) Jack Torrance
1981 Ragtime Pirata na praia
The Postman Always Rings Twice Frank Chambers
Reds Eugene O'Neill
1982 The Border Charlie Smith
1983 Terms of Endearment Garrett Breedlove
1985 Prizzi's Honor Charley Partanna
1986 Heartburn Mark Forman
1987 The Witches of Eastwick Daryl Van Horne
Ironweed Francis Phelan
Broadcast News Bill Rorich
1989 Batman Coringa/Jack Napier
1990 The Two Jakes J.J. 'Jake' Gittes
1992 A Few Good Men Col. Nathan R. Jessep
Man trouble Eugene Earl Axline/Harry Bliss
Hoffa James R. 'Jimmy' Hoffa
1994 Wolf Will Randall
1995 The Crossing Guard Freddy Gale
1996 The Evening Star Garrett Breedlove
Mars Atacks! Presidente James Dale/Art Land
1997 Blood and Wine Alex Gates
Melhor é impossível (As good as it gets) Melvin Udall
2001 The Pledge Jerry Black
2002 About Schmidt Warren Schmidt
2003 Anger Management Dr. Buddy Rydell
Something's Gotta Give Harry Sanborn
2006 The Departed Frank Costello
2007 The Bucket List Edward Cole
2010 How Do You Know Charles Madison    



  


sábado, 22 de setembro de 2012

Back to the Future : A historia por tras do famoso Delorean




O DeLorean DMC-12 é um carro esportivo produzido inicialmente de 1981 a 1982 pela empresa automobilística norte-irlandesa DeLorean Motor Company. O DeLorean DMC-12 ganhou status principalmente por aparecer na trilogia de filmes de ficção científica De volta para o Futuro.
Fundada em 1980, a DeLorean Motor Company, em meados de 1982 começou a passar por graves problemas financeiros, pois o tempo de fabricação de um DMC-12 era longo por conta das peças fabricadas em inox e desenho muito sofisticados para a época. Isso fez a fila de espera tornar-se muito grande, gerando demasiada demora no retorno dos investimentos.
Apesar do sucesso do carro por seu design inovador e alta performance, o retorno financeiro muito lento gerou a impaciência e posteriormente o abandono dos sócios-investidores da fábrica, justificado pela demora nos lucros.
Sozinho, já que os sócios o haviam abandonado, o fundador da DeLorean Motor Company, John DeLorean, tentou por si só injetar dinheiro na fábrica para continuar a produção. Supostamente, ele comandou um grande esquema e contrabandeou cocaína da Colômbia para a Irlanda para tentar injetar dinheiro na DMC. John foi descoberto, e depois desse grave escândalo, a empresa pediu concordata em 1983, e fechou no mesmo ano.



O Fundador John DeLorean morreu em 2002. Os direitos do nome e de produção da DMC foram vendidos pela família a dois empresários Norte-Americanos que voltaram a produzir o DMC-12 exatamente com o mesmo projeto clássico dos anos 80 sem alterações. A Fabrica atual, utiliza a mesma matéria-prima, o aço inox. O anúncio de que o DeLorean DMC-12 voltaria a ser fabricado agora nos Estados Unidos foi feito em 2008 e a produção foi iniciada em janeiro de 2009. A Notícia agradou os fãs de automóveis clássicos, e alcançou razoável sucesso com fãs da série De Volta para o Futuro.
A venda do novo DeLorean é feita exclusivamente pelo site do fabricante, e conta com inúmeras opções de customização, além da venda de DeLoreans originais usados.

fonte : Wikipedia



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Passeio 0800 : Berlim

Continuando as postagens turisticas, segue agora mais um passeio 0800.
Para aqueles que estao viajando sem muita grana, para aqueles que vao para um monte de cidades e que infelizmente terao que economizar em uma cidade ou outra, ou para aquele que esta viajando no vermelho mesmo, chegou a hora de Berlim no Passeio 0800.






Berlim é um pouco diferente dos outros lugares postados aqui no blog para passeio 0800 ( Londres e Paris ) . As melhores atraçoes sao pagas, como os museus, o zoologico entre outras, entao o passeio 0800 Berlim sera um pouco diferente dos outros ja postados, que tem muitas opçoes gratuitas.
No Passeio 0800 Berlim faremos caminhadas e muitas, passando pelos melhores parques, lugares historicos e tentando nao deixar nada de importante de fora, desta cidade que encantou nao so a mim como a muito outros pelo seu ar underground combinando com o modernismo e passando pelas ruinas desta cidade que tanto para mim quanto para tantos outros uma grata surpresa.
Como este nao é um roteiro e sim dicas para passeios sem gasto irei desta vez ao assunto, começando pelos cartoes postais.


Berlim é uma cidade que pode ser conhecida a pé, tem aquelas areas por onde voce passa por dezenas de lugares interessantes, basta caminhar.

Vamos desta vez dar as dicas por Regioes


Pariser Platz

Metro S1,S2,S25 Unter den Linden.
Uma praça localizada no centro de Berlim, era a divisao da cidade entre os lados Ocidental e Oriental.
Nesta area da Praça passamos pelos seguintes pontos turisticos

Brandenburger Tor ( Portao de Brandenburgo )
O principal cartao postal de Berlim, O unico remanescente de uma serie de portais que dava acesso a Berlim.







agora, atravessando o Portao e seguindo reto na avenida que corta o Parque ( que por sinal é imenso e muito legal ) passaremos pelo :


Tiegarten (memorial sovietico da segunda guerra )


Após o fim da Segunda Guerra Mundial o comando do Exército Vermelho erigiu três monumentos soviéticos em Berlim, a fim de lembrar principalmente os vinte mil soldados soviéticos mortos durante a campanha de ocupação da capital alemã. Estes monumentos não são apenas homenagens à vitória, mas também cemitérios de soldados. O principal destes monumentos é o Memorial de Guerra Soviético (Treptower Park). Segue ao mesmo o Memorial de Guerra Soviético (Schönholzer Heide) e o memorial no Tiergarten.



Seguindo em frente, passando reto pelo memorial seguindo a avenida, chegaremos na

Siegessaule ( Coluna da Vitoria )

A coluna tem seus 66,89 metros, e foi construido para lembrar a vitoria prussiana sobre os franceses, que resultou na unificaçao alema, por isso a estatua dourada  mira na direçao da França. Se quiser subir os 285 degraus tem que pagar, porém conta com uma vista belissima do parque.




 Agora, voltando ao Portao de Brandenburgo, ao inves de seguir reto em direçao a avenida do parque, atravessaremos o portao e viraremos a esquerda e seguindo reto passaremos pelo

Memorial dos Judeus mortos na guerra







Agora uma coisa curiosa, seguindo o caminho voce vai passar por uma estaçao de metro, que infelizmente agora no momento nao me recordo o nome ( quase certeza que era a Potsdamer Platz ) tem uns pedaços do que sobrou do muro de Berlim.





e um pouco mais a frente temos um shopping center, nao impressionante, nao tao grande, porém com um design interessante.


Agora, voltando ao Portao de Brandenburgo porém agora atravessando o portao viraremos a direita.
encontraremos o

Reichstag ( Parlamento alemao )
Foi incendiada durante o nazismo e reconstruida no final dos anos 90, o acesso ate entao era de graça tendo apenas que fazer reserva um dia antes.







Alexanderplatz

Metros U2,U5,S3,S5 e S7.
Uma grande praça do lado oriental, terminal de transportes publicos, proximo do Rio Spree e que ja foi o berço da vida noturna de Berlim. Perto da Alexanderplatz, passaremos pelos pontos :





Fernsehturm
( Torre de Televisao )
Outro cartao postal da cidade, a torre que de cima tem a visao 360 graus da cidade, foi construida em 1969 no auge da Cortina de Ferro.





Pegando a AlexanderPlatz e seguindo em direçao a torre de televisao, passaremos por uma grande avenida, seguindo reto a mesma encontraremos varios predios historicos, faculdades, pontes.
Entao faremos essa rota, cruzando a avenida até o proximo ponto turistico.










Berliner Dom ( Catedral de Berlim )
Para entrar tem que pagar, porém passar pela fachada faz parte do nosso passeio 0800.
Construida entre 1894 e 1905 no estilo renascentista, foi a maior igreja protestante do século 19. Tem uma cripta com tumbas da familia real Hohenzoleern.Sua cupula foi totalmente bombardeada e reconstruida depois.








Agora, proximo a Berliner Doom fica a minha area favorita em Berlim, a dos museus,
fica bem proximo em uma pequena ilha, conhecida como o complexo dos Museus, possuem varios museus, o Pergamonmuseum ( que contem o Portal da Babilona, imperdivel ), o Altes Museum que mostra artes e esculturas gregas e romanas e o Alte Nationalgalerie, obras de arte de Monet, Renoir entre outros. o Bodemuseum de arte bizantina e o Agyptisches Museum de arte egipcia.
O legal é que para quem tem barreira linguistica, tem guias em Portugues, alem de muitos guias turisticos falarem Portugues.

Enfim, sao pagos infelizmente, entao colocar fotos dos museus por dentro iria fugir do tema do post.
Maaaas como o passeio 0800 esta aqui para mostrar o que se fazer de graça em Berlim, porque nao passeamos em volta dos museus para olharmos suas arquiteturas ? Se voce nao curtir museus, ou nao estiver com capital suficiente, uma volta ao redor dos museus é um passeio bastante agradavel tambem.












Agora, um tipo de museu de graça e imperdivel :

Topographie des Terrors ( Topografia do Terror )
Metro U6, U2 Potsdamer Platz

Entrada GRATUITA. Exibiçao a céu aberto no terreno aonde ficava o escritorio da Gestapo e da SS, local aonde foram arquitetados os planos de Genocidio aos Judeus e as perseguiçoes a outras minorias e opositores ao nazismo. Uma exposiçao com fotos e documentos e ainda de brinde o museu é colado com um pedaço enorme do Muro de Berlim.







Antes de colocar a ultima dica, um pouco mais de Berlim.
Berlim é uma cidade que nos seus primeiros momentos, dentro de um metro a noite, voce se sente um pouco inseguro, assustado, mas apos um dia voce ja fica impressionado em como é seguro, em como o estilo Underground faz parte da cidade junto com tantas areas historicas e principalmente, como o Alemao é um povo gente boa.
Berlim, tem outros museus sem for os citados na postagens, porém como nao é de graça, foge do tema da postagens, assim como outros lugares como predios historicos e palacios.
Antes da ultima dica do passeio 0800, um pouco mais de Berlim













 Berliner Mauer ( muro de Berlim )

Para mim junto com o Pergamon museum a grande atraçao de Berlim é esta. Erguido em 13 de agosto de 1961, o muro separou um mesmo povo em duas diferentes e distintas cidades. Um dos momentos mais emblematicos do seculo 20 foi a queda deste muro, 28 anos mais tarde.
Alguns pedaços do muro foram preservados e sao encontrados em diferentes locais pela cidade, porem este é o mais interessante.chamada de East Side Gallery, sao 1.300m de muro as margens do rio Spree, do muro pintado por diversos artistas, traduzindo a sensaçao de esperança e opressao daquela separaçao. Uma galeria de arte underground a céu aberto.













e terminando, do outro lado do muro, um canto aonde a galera vai beber um vinho, uma cerveja, namorar, bater papo, enfim, terminamos nosso passeio 0800 Berlim por aqui.
Mais uma vez digo que isto nao é um guia turistico, se fosse fazer eu teria incluido outras atraçoes, e sim uma outra forma de voce conhecer Berlim, mostrando que mesmo sem dinheiro voce consegue passear, sentir a arte, a historia e a cultura de uma cidade e o principal, se divertir.