quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bil Halley and his Comets : O Rock n Roll desembarca na Inglaterra

7 de fevereiro de 1957
Londres / Dominion Theatre



Seguindo a longa onda do sucesso " Rock Around the clock " e dos primeiros traços do movimento teddy boy no Reino Unido ( Teddy boy eram os jovens influenciados pelo rockabily norte-americano e que usavam aqueles cabelos pomposos ) Bill Haley desembarca na Inglaterra, para uma turne de 15 dias nos cinemas da maior cidade britanica. Desembarcou literalmente ! Visto que Bill Haley e sua trupe chegaram de navio junto com a Rainha Elizabeth



 O navio toca o solo de Southampton no dia 5 de fevereiro depois de varias aventuras em alto mar, incluido um furacao.Embora a viagem tenha sido massacrante, a turne foi um grande sucesso de publico e critica, com todos os ingressos vendidos e uma Inglaterra conquistada pelo topete rebelde de Haley.






 A estreia tem lugar no Dominion Theatre em Londres, na Tottenham Court Road ( O mesmo teatro em que hoje se encontra o musical We Will Rock You, com um boneco imenso do Freddy Mercury na fachada ) Com uma longa linha de grupos locais tocando antes do show principal,  apenas para esfriarem um pouco a paciencia da plateia delirante e numerosa. Depois de uma espera sem fim, finalmente Haley e os seus cometas sobem ao palco. O Guitarrista trajado e se portando como o chefe da banda, e o restante dos musicos fazendo os truques que eles faziam na america com os instrumentos, jogando o sax e o contrabaixo pra cima e pegando de volta sem perder uma batida da musica.

Com jaquetas e suspensorios coloridos e acima de tudo com os hits  " Rock around the clock, Razzle Dazzle, You made me love you " acabou o unico pecado do show sendo sua duraçao, algo em torno de meia hora ( mas era comum nessa epoca 2 shows por dia ) mas  o jovem  publico cheio de fome por Rock n Roll nao parecia se importar. 15 dias mais tarde e com um recorde 40 mil espectadores Bill Haley retorna a America mais uma vez de barco e com o fiel diario debaixo do braço. A ultima pagina diz : " Estou muito cansado, espero acabar tudo rapido " Quase um pressagio de seu lento e triste declinio.






agora um pouco de Bill Haley e seus cometas..





Nenhum comentário:

Postar um comentário